Escolhendo o título para sua história em quadrinhos

Nomes para o universo do seu gibi
November 4, 2016
5 formas de criar a identidade visual de um personagem
November 25, 2016

Escolhendo o título para sua história em quadrinhos

 

 

Na postagem anterior, falamos de nomes para escolher na sua história em quadrinhos e o quanto isso é importante na hora de batizar personagens, lugares ou povos fictícios. Imagine então a importância do título de uma HQ! Ele precisa ser forte, chamativo, e ter algo a ver com o assunto da história.

Sendo assim, seguem algumas dicas:

Argh nunca vou ler esta m.

Nome do protagonista

A saída mais óbvia. Só que não dá pra ficar usando o tempo todo. Você vai deixar claro a sua falta de criatividade para bolar títulos.

Usar o nome do protagonista somado ao título pode dar bons resultados. Asterix Entre os Godos; Capitão América e o Soldado Invernal; Indiana Jones no Templo da Perdição; Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Ainda assim, o título tem que ser chamativo.Creio que você entendeu.

"Abracurcix só tem medo de uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça..."

“Abracurcix só tem medo de uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça…”

Frase que alguém diz

Um desenho animado chamado Eu tenho a Força não atrairia tanta curiosidade quanto He-Man. Por quê? Por conta do contexto. Por outro lado, o Homem-Aranha já teve uma história cujo título era Grandes Poderes. Um dos episódios do seriado Jornada nas Estrelas foi batizado de Onde Nenhum Homem Jamais Esteve.

Se o protagonista da sua história em quadrinhos tem um lema ou uma frase que ele vive dizendo, e que mesmo fora de contexto seus leitores vão entender, não hesite em utilizar!

 

A ideia central da história

O livro O Nome da Rosa, de Umberto Eco, trata de uma investigação dentro de um mosteiro. Depois que o editor da obra recusou alguns títulos, o autor saiu-se com esse. O editor estranhou. Eco respondeu: “Se você ler o livro, vai entender”. De fato: “O Nome da Rosa” significa “O sentido das coisas”. Já no filme, a explicação é outra…

Você sabia que o quadrinho Guerras Secretas nasceu de uma pesquisa da Marvel, em que as palavras preferidas dos leitores eram “Guerra” e “Secreto”? Aqui foi um caso em que primeiro se bolou o título, depois a história. Às vezes funciona...

Você sabia que Guerras Secretas nasceu de uma pesquisa da Marvel, em que as palavras preferidas dos leitores eram “Guerra” e “Secreto”? Aqui foi um caso em que primeiro se bolou o título, depois a história. Às vezes funciona…

Inversões

O filme Tropa de Elite veio de um livro chamado A Elite da Tropa. Você pode tentar isso, se a ideia se encaixar na sua história em quadrinhos. Em 1986, foi lançado um filme brasileiro chamado Vera. Era inspirado em um romance chamado A Queda para o Alto. Qual dos dois títulos você acha mais chamativo?

Outras opções

Palavras não machucam. O que machuca é um título fraco. Aqui não é o caso!

Palavras não machucam. O que machuca é um título fraco. Aqui não é o caso!

Usar o título de uma música, pegar uma única palavra forte, uma citação de um escritor, de um livro, da Bíblia, o nome de um quadro (conhecido ou não)… o essencial é que chame a atenção sem ser apelativo ou grosseiro.

É isso, pessoal. Nos vemos na próxima postagem!

Comprar