CURIOSIDADES SOBRE CROSSOVERS… nos quadrinhos!
October 23, 2017
Descubra a civilização que criou a revista de quadrinhos
October 23, 2017

RECORDATÓRIOS DE HISTÓRIA EM QUADRINHO

Recordatórios de História em Quadrinho, você lembra de algum?

 

Às vezes, no melhor de uma história em quadrinho, um personagem interrompe a aventura para voltar no tempo e se lembrar de fatos do passado, explicar algo ao leitor ou revelar alguma informação importante. Damos a isso o nome de recordatório.

Também conhecido como flash-back, esse expediente empresta à narrativa uma certa dose de suspense. Da mesma forma, torna um personagem um pouco mais denso aos olhos do leitor, humanizando-o. Em última análise, seria como se ele estivesse num confessionário, abrindo seu coração para nós.

Durante todos esses anos como leitor (e, depois, criador) de história em quadrinho, deparei-me várias vezes com esse tipo de estratégia. O personagem se recorda (e daí o nome recordatório) de algum fato. Ao prestar um pouco mais de atenção, descobri que existe mais de uma solução gráfica para esse tipo de artifício narrativo. Vou agora compartilhar isso com você.

Exemplos em história em quadrinhos

Recordatórios de História em Quadrinho

Batman – Fear for Sale (Medo à Venda) Mike Barr e Alan Davis

1) Recordatório estilo super-herói: o protagonista, vilão ou seja lá quem for, vai contar a comovente história da sua tragédia pessoal, ou transmitir alguma informação em poucos quadros. Para aumentar a carga dramática de uma história em quadrinho, o desenhista coloca o narrador de perfil.  Os quadrinhos que se seguem vão explicando tudo para o leitor.

Recordatórios de História em Quadrinho

“Deal with the Devil” (Lide com o Diabo) Mike Barr e Todd McFarlane

2) Recordatório no próprio balão: enquanto o personagem revela informações, seu balão de fala se transforma num misto de legenda explicativa com o quadrinho seguinte. Quase como o efeito de “fusão” no cinema, em que lentamente uma imagem dá lugar a outras.

Recordatórios de História em Quadrinho

Asterix e o Combate dos Chefes – Goscinny & Uderzo

3) Recordatório chroma-key: confesso que a ideia para o texto nasceu inspirada neste exato exemplo. Na minha opinião, se trata de um recordatório incrivelmente original; mostra uma leve interação entre os personagens: eles conversam no presente e, em segundo plano, vemos a recordação do fato do passado.

Recordatórios de História em Quadrinho

Fullmetal Alchemist – Hiromu Arakawa

E por que o nome chroma-key? Bom, isso veio da minha cabeça. A disposição das imagens do mangá me lembrou, bastante, o truque da “tela verde” que a linguagem cinematográfica tanto utiliza e quase não se percebe!

Recordatórios de História em Quadrinho

Exemplo de chroma-key em “Os Vingadores”

Então é isso

Espero que você tenha curtido mais este texto e que ele sirva de inspiração. Você conhece outros exemplos, diferentes desses? Podemos criar novas formas de apresentar um recordatório de história em quadrinho? Estude, pesquise, arrisque… quem sabe você não inventa seu próprio recordatório?

 

Comprar